O ENSINO DA ORALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rayra Saara Martins Veridiano
  • Telma Ferraz Leal

Resumo

Neste artigo é analisada a proposta de ensino da oralidade em uma coleção de livros didáticos destinada aos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma investigação das concepções de ensino da linguagem oral presentes no manual do professor e as dimensões do ensino da oralidade presentes nas atividades dos livros dos alunos. Desse modo, foi adotada a metodologia de análise documental, a partir dos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (1995). Os dados evidenciaram que a coleção contempla o ensino da linguagem oral. Nos livros dos alunos são encontradas atividades relativas a diferentes dimensões desse ensino, porém, com maior ênfase à promoção de situações informais do uso da língua e da oralização do texto escrito. Não há, portanto, suficiência no trabalho com foco nos diversos gêneros orais que demandam maior planejamento e monitoramento da linguagem.

Downloads

Publicado

26/09/2021