CONHECENDO OS RECURSOS COESIVOS NO GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL ARTIGO DE OPINIÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO REMOTA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE LEITURA, ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, a partir do gênero discursivo/textual artigo de opinião. Trata-se de uma sugestão para se desenvolver a leitura, a análise linguística e a produção de texto em turmas de 9º ano do ensino fundamental. Para tanto, foi utilizada metodologia de pesquisa bibliográfica, com revisão de trabalhos de autores que discutem o uso do texto em sala de aula, com foco nos recursos coesivos. Diante do cenário pandêmico dos últimos meses, as sugestões aqui apontadas consideram o trabalho do professor no Google Classroom, plataforma adotada pelas escolas do estado de Minas Gerais. O aporte teórico estabelece diálogo entre as premissas para se usar o texto em sala de aula nos PCN (BRASIL, 1998) e na BNCC (BRASIL, 2018), além das considerações acerca do processo de coesão textual em Koch(2004) e Antunes (2005). A sugestão didática é baseada em Santos (2012), Bronckart (2007), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e contempla atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais.Downloads
Publicado
26/09/2021
Edição
Seção
Artigos