POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO MEIO RURAL

Autores

  • LUCIANA BATISTA DO PRADO
  • JUNIA DE SOUZA LOPES
  • JOSEMIR ALMEIDA BARROS

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as provocações referentes à implementação da educação no meio rural como condição de direito social e refletindo na diminuição do êxodo rural causado notadamente, dentre outras hipóteses, pela busca incessante dos pais por melhores escolas e educação mais qualificada para seus filhos. Propõem-se aqui colaborar com reflexões inerentes aos conceitos e características da implantação de políticas públicas e suas conexões com a educação. Questiona-se como se constituem as conexões entre a educação, o Estado e as políticas públicas. Em resposta, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica amparada metodologicamente por teóricos a exemplo de Arroyo (2000), Faleiros (2009), Martin (1986) e com amparo documental de leis e programas relacionados ao tema proposto atinente a necessidade de uma educação rural desenvolvida no campo e para o campo. Portanto, há aqui de se ponderar a necessidade de criação de modelos educacionais didáticos por meio de políticas públicas em educação voltados para o campo, pois as análises teóricas evidenciam a antinomia estrutural da sociedade, a qual limita a importância dos ciclos agrários para a realização da educação no campo como direito social.

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Publicado

22/08/2021