O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Resumo
No processo gradativo de apropriação da língua estrangeira, o professor precisa de uma didática de leitura e produção textual de maneira a organizar seu trabalho educativo, apoiando-se nas habilidades que seus alunos já possuem, ampliando-as e as incorporando à sua metodologia. Como mediador entre o texto e o aluno, o professor pode organizar o trabalho educativo de forma a capacitá-lo como autor e leitor da língua estrangeira estudada, trabalhando com textos que façam sentido para ele, a fim de promover seu desenvolvimento cultural. A problemática do ensino de uma língua estrangeira reside em parte no texto, na maneira pelo qual ele é utilizado pelo professor e no fator motivacional do aluno para ler e escrever textos que despertem sua necessidade de ler e escrever para aprender uma segunda língua. Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica (2020) cuja temática é o ensino de língua estrangeira e para isso fundamentou-se em conceitos de Bakhtin, Vigotski, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz. Os dados analisados apontam a eficácia das atividades através de sequências didáticas, com foco na aproximação dos estudantes com os textos. As sequências didáticas possibilitam organizar o processo de ensino, e avaliar o nível de aprendizagem, a eficácia das atividades, a motivação e a satisfação pessoal do aluno em relação a cada etapa da sequência. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão de como promover atividades significativas tendo em vista o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, por meio de um ensino sistemático e intencional de textos de diferentes gêneros discursivos em sequências didáticas, que façam sentido para os alunos participantes.Downloads
Publicado
23/07/2021
Edição
Seção
Artigos