Os jogos e as brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: A PRECEITUAÇÃO NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS E A DISPOSIÇÃO TEÓRICA
Resumo
O presenteO presenteO presente O presenteO presenteO presente O presente artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das artigo apresenta como temática a utilização dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Adota-se o enfoque teórico enfoque teórico enfoque teórico enfoque teórico enfoque teórico enfoque teórico enfoque teórico enfoque teórico documental documentaldocumentaldocumentaldocumental documentaldocumental-biblio bibliobibliobibliobibliográfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos gráfico, o qual centra em quatro documentos norteadores norteadoresnorteadoresnorteadores norteadores educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros educacionais brasileiros Base Nacional Curricular Comum ( Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum ( Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum ( Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum ( Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum ( Base Nacional Curricular Comum ( Base Nacional Curricular Comum (Base Nacional Curricular Comum (BNCC) de 2017, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) de 2010, Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil de 2006 e Brinquedos e Brincadeiras de Creches de 2012 e nos trabalhos de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, de dois estudiosos, sendo um clássico, Lev Vygotsky, e uma e uma e uma e uma e uma contemporânea, contemporânea, contemporânea, contemporânea, contemporânea, contemporânea, contemporânea, contemporânea, contemporânea, Tizuko Morchida Kishimoto. Acerca do objetivo basilar, visa-se analisar se os referidos no rte rtes educacionais ressignificam os arcabouços supracitados. Dentre as descobertas, dispõem-se sobre a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil, logo no processo de ensino aprendizagem, e o entrelaçamento indireto e direto do disposto nos documentos educacionais com os dois estudiosos. Portanto, a ludicidade por meio dos jogos e brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento infantil e para a aquisição dos conhecimentos escolares.Downloads
Publicado
25/05/2021
Edição
Seção
Artigos