A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DE EMÍLIA FERREIRO E MAGDA SOARES E O PREESCRITO NOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS
Resumo
Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes perspectivas foram criadas em torno do processo de alfabetização. Houve diversos conflitos na busca por um método mais formativo, que de fato incluísse a criança ao universo letrado, até que uma nova prática surge ressignificando o processo de aquisição da leitura e da escrita, o letramento. A partir disto, o objetivo deste trabalho é compreender a maneira como a alfabetização e o letramento, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental I, é vista e disposta por teóricos contemporâneos e pelas documentações educacionais brasileiros. Para realização deste trabalho, opta-se pela análise bibliográfica e documental, que tem como referencial teórico documentos (PCNs, DCNs e BNCC), livros e artigos científicos das autoras Emília Ferreiro e Magda Soares que são grandes pesquisadoras da área de alfabetização e letramento, e também artigos científicos de autores que tratam da presente temática citando as duas pesquisadoras, como Pertuzatti, Pertuzatti com Dickmann e, por fim, Chicone. Em suma, compreende-se que a alfabetização e o letramento são processos distintos, mas que se complementam, sendo estes indissociáveis ao processo de ensino-aprendizagem. Tal vínculo é necessário para a aquisição da língua escrita e apropriação da cultura letrada e a constituição de uma ampla formação.Downloads
Publicado
25/05/2021
Edição
Seção
Artigos