O RIO DE JANEIRO DE NELSON RODRIGUES NO CINEMA: TRANSPOSIÇÕES FÍLMICAS DE OTTO LARA RESENDE OU BONITINHA, MAS ORDINÁRIA
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as transposições fílmicas de 1963, 1980 e 2010 da peça Otto Lara Resende, ou Bonitinha, mas ordinária, de Nelson Rodrigues. Partindo da consideração de que os temas do universo rodrigueano como amor, sexo, traição, enfermidades, assassinato, suicídio, morte, jogos e amoralidade são, nas tragédias cariocas, desenvolvidos a partir da prática e interação dos personagens no espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro, procura-se examinar a forma pela qual as adaptações reforçam ou diluem a carga dramática contida na peça. Para fins de aporte teórico são utilizados escritos de Jean-Marie Thoumasseau sobre melodrama, de Adriana Facina sobre a representação da cidade na obra de Nelson Rodrigues, de Maurício de Abreu sobre a estratificação da cidade do Rio de Janeiro desde a década de 1930, o conceito de “atitude blasé” do homem da metrópole levado a cabo por Georg Simmel e algumas análises de Ismail Xavier sobre algumas adaptações fílmicas de Bonitinha, mas ordinária.Downloads
Publicado
25/05/2021
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Artigos