PROPOSTA DE AULAS DE ECOLOGIA ENVOLVENDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA A ESCOLA ESTADUAL JESUS CRISTO REI, CARIACICA (ES)

Autores

  • Marcus Vinícius Pena Abranches Pacheco
  • Giovanni Guimarães Landa

Resumo

Novos costumes oriundos do uso de tecnologias colaboram para que parte dos estudantes não tenham interesse nos estudos, gerando um desempenho escolar ruim. Atualmente a escola estadual não se mostra muito atrativa por adotar uma metodologia tradicional de ensino que não é capaz de promover o aluno como parte integrante do processo de aprendizagem. O objetivo do estudo é propor aulas de Ecologia envolvendo a Problem Based Learning (PBL) no contexto Ciência, Tecnologia e Ambiente (CTSA) em descritores com baixo rendimento do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) 2019 para o ensino médio da Escola Estadual Jesus Cristo Rei no município de Cariacica, no estado do Espírito Santo. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de um estudo qualitativo de caráter exploratório realizado a partir de dados estatísticos de fonte secundária e informações de sites, revistas, livros, teses, dissertações e artigos. Utilizou-se dados referentes ao resultado do PAEBES 2019 extraídos das questões de Ecologia, sendo identificados os descritores com as maiores deficiências e necessidades de aprimoramento. Os resultados do PAEBES 2017 e das atuais turmas de 1° anos de 2020 ajudaram nestas definições. Foi sugerida uma sequência didática para melhoria na compreensão dos conteúdos do Currículo Básico Comum (CBC). As propostas de aulas de Ecologia envolveram as metodologias da PBL e o ensino CTSA, tendo como tema o aumento na quantidade de mosquito Aedes aegypti. As propostas de aulas colaborarão para o estímulo no uso de metodologias ativas, auxiliando o professor que sente dificuldade em desenvolver novas propostas.

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Publicado

20/04/2021