SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA DESENVOLVIDAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
Este artigo é um recorte de uma tese de Doutorado, e tem como objetivo compreender de que modo professores dos primeiros ciclos dos anos iniciais do ensino fundamental, atribuíram sentidos às atividades promovidas em um curso de formação continuada relacionadas ao eixo temático: Terra e Universo, na disciplina de Ciências. Nesse sentido, a base teórica-metodológica utilizada foi na perspectiva de autoria da Análise de Discurso de linha francesa. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção dos planos de aulas, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra inovação por parte do professor dos anos iniciais. Essa investigação nos levou à percepção sobre papel fundamental do assessor (pesquisador da Universidade), no local de trabalho dos professores - a escola. Diante de tais condições de produção do curso de formação continuada promovido, percebemos como é importante averiguar as principais dificuldades e expectativas dos professores de Ciências em relação a este nível de ensino; como elaborar e planejar as atividades investigativas de formação continuada, a partir de questões levantadas e discutidas cooperativamente com os professores para que os mesmos se sintam envolvidos durante todo processo formativo; como revisitar o ensino do professor, contemplando referenciais e a produção acadêmica de pesquisas na área; como planejar e acompanhar com o professor de Ciências, possíveis inovações no planejamento e ações de suas aulas.Downloads
Publicado
17/12/2020
Edição
Seção
Artigos