ENSINO EM CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO À SUA PERCEPÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E O SEU GRAU DE CAPACITAÇÃO

Autores

  • Bruna Regina da Silva Preis UNISEPE/Registro
  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)
  • Francisco Sérgio Cunha UNISEPE/Registro
  • Igor Gabriel Lima UNISEPE/Registro
  • Marise Gonçalves de Oliveira UNISEPE/Registro
  • Rafael de Medeiros Ribeiro UNISEPE/Registro
  • Roberto Gomes da Costa UNISEPE/Registro

Resumo

A Contabilidade é tão antiga quanto a evolução da civilização e, no presente, ela experimenta uma fase de profunda adaptação e, portanto, de constante desenvolvimento. Nesse contexto, é exigido, dos profissionais contábeis, uma permanente especialização e capacitação para exercício profissional. Contudo, a boa formação acadêmica é a base para todas as complementações exigidas pelo mercado. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo identificar qual o perfil dos estudantes de Ciências Contábeis na atualidade, no que tange à sua percepção do mercado de trabalho e do grau de capacitação em relação ao seu curso de graduação. Essa análise teve como amostra de pesquisa 44 estudantes do curso de Ciências Contábeis, em 2010, de uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Vale do Ribeira, que polariza estudantes de toda aquela região. O processo de coleta de dados deu-se mediante a aplicação de um questionário composto por questões fechadas de múltipla escolha. Entre outros resultados, observou-se que 86,40% dos respondentes se encontram atuando no mercado de trabalho formal, desses, 68,18% já estão trabalhando na área de Contabilidade, indicando que o curso aumentou em 54,6% as oportunidades de trabalho, o que representou um incremento de 36,36% nas respectivas remunerações. Os dados coletados indicam, também, que o interesse e as perspectivas dos respondentes são bem variados, tendo a maioria preferência por atuar na área de Contabilidade Pública, a partir da realização de concursos na área da Profissão Contábil.

Biografia do Autor

Bruna Regina da Silva Preis, UNISEPE/Registro

Bacharel em Ciências Contábeis pela UNISEPE de Registro-SP.

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Francisco Sérgio Cunha, UNISEPE/Registro

Professor do Curso de Ciências Contábeis da UNISEPE de Registro-SP.

Igor Gabriel Lima, UNISEPE/Registro

Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UNISEPE de Registro-SP.

Marise Gonçalves de Oliveira, UNISEPE/Registro

Professora do Curso de Ciências Contábeis da UNISEPE de Registro-SP.

Rafael de Medeiros Ribeiro, UNISEPE/Registro

Bacharel em Ciências Contábeis pela UNISEPE de Registro-SP.

Roberto Gomes da Costa, UNISEPE/Registro

Bacharel em Ciências Contábeis pela UNISEPE de Registro-SP.

Downloads

Publicado

17/05/2013