ENSINO DE PROGRAMAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E AS APLICAÇÕES AO ENSINO PROFISSIONAL
Resumo
Devido ao grande avanço das tecnologias computacionais, a programação tem se tornado uma habilidade necessária no mercado de trabalho em áreas especializadas. Nesse sentido, o ensino de disciplinas introdutórias de programação constitui-se um desafio tanto para educadores quanto para alunos, visto que se trata de uma mudança de paradigma e maneira de análise de um determinado problema. Pode-se dizer que essa mudança tem aspectos na produção autoral e, do ponto de vista curricular, possui ensinamentos que são base para todo o curso nas áreas de informática. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura relacionada ao Ensino de Programação e faz uma associação ao contexto da educação profissional. Essa investigação visa contribuir para a aplicações ao contexto brasileiro, elencando os principais desafios nessa área, através da consulta de 91 publicações acadêmicas nas bases IEEE Xplore, ACM, Science Direct e Springer. Os resultados indicam a importância da disciplina de programação em diversos países, com abordagens metodológicas para combate aos desafios inerentes dessa atividade de ensino, além da análise voltada à educação profissional.Downloads
Publicado
21/10/2020
Edição
Seção
Artigos