A VISÃO DE ESTÁGIO DO(A)S ALUNO(A)S DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACIHUS/FUCAMP

Autores

  • tania nunes davi professora da facihus/fucamp
  • bruna elaine vieira da silva

Resumo

Este artigo buscou analisar as dificuldades vividas pelos graduandos do Curso de Pedagogia ao realizar os estágios, visando captar as formas como estão sendo feitos e realizados os estágios curriculares no Curso de Pedagogia da FACIHUS/FUCAMP para perceber se ele é ou não um instrumento que auxilia a formação profissional do graduando e futuro professor. Para fazermos uma análise dos estágios realizados utilizamos referências bibliográficas de vários autores que discutem sobre o tema e sua importância na formação docente. Para obtenção dos dados aplicamos um questionário nos três períodos do curso de pedagogia. Constatamos a importância que o estágio tem na vida escolar do graduando, e que deve ser melhor organizado para que não seja um obstáculo, mas sim um complemento na formação profissional e um auxílio na aproximação entre teoria e prática. Podemos perceber que há um conflito nos dados colhidos, cada período tem uma visão diferente sobre o curso e o estágio em si. A pesquisa nos fez ainda refletir sobre a relação entre estagiário e escola, quais suas maiores dificuldades, colocando em destaque a perspectiva dos alunos enquanto estagiários sobre como o estágio poderia ser mais prazeroso.

Biografia do Autor

tania nunes davi, professora da facihus/fucamp

Doutora em História pela UFU-MG e professora dos cursos de Administração, Direito e Pedagogia da FACIHUS/FUCAMP

bruna elaine vieira da silva

graduada pela FACIHUS/FUCAMP, no Curso de Pedagogia, em 2012

Downloads

Publicado

23/09/2013