Educação Inclusiva: Uma Reflexão Geral

Autores

  • Rosimeiri Merotti Crippa
  • Valéria Oliveira Vasconcelos UNISAL

Resumo

RESUMO: O acesso dos alunos com deficiência na escola comum ainda gera conflitos e questões em relação à efetiva prática da inclusão, as quais ainda não foram resolvidas. Em função dessas dificuldades que a escola vem demonstrando, torna-se necessária uma proposta pedagógica adequada ao professor, aos alunos e aos familiares com vistas a uma mudança de atitudes diante da pessoa com deficiência. Esse artigo mostra a importância de uma educação inclusiva no sentido de superar as situações de exclusão, reconhecendo o direito a ser diferente e envolvendo todos os profissionais da escola no atendimento às pessoas com deficiências. Muito ainda precisa ser feito em relação à implementação de políticas públicas favoráveis à inclusão, à valorização e formação professores na perspectiva de favorecer um trabalho inclusivo e colaborativo nas escolas.

Biografia do Autor

Rosimeiri Merotti Crippa

RESUMO: O acesso dos alunos com deficiência na escola comum ainda gera conflitos e questões em relação à efetiva prática da inclusão, as quais ainda não foram resolvidas. Em função dessas dificuldades que a escola vem demonstrando, torna-se necessária uma proposta pedagógica adequada ao professor, aos alunos e aos familiares com vistas a uma mudança de atitudes diante da pessoa com deficiência. Esse artigo mostra a importância de uma educação inclusiva no sentido de superar as situações de exclusão, reconhecendo o direito a ser diferente e envolvendo todos os profissionais da escola no atendimento às pessoas com deficiências. Muito ainda precisa ser feito em relação à implementação de políticas públicas favoráveis à inclusão, à valorização e formação professores na perspectiva de favorecer um trabalho inclusivo e colaborativo nas escolas.

Downloads

Publicado

16/05/2013