O USO DE TICS NO ENSINO PÚBLICO: A REALIDADE DO PROINFO EM DUAS ESCOLAS DE PATOS DE MINAS-MG
Resumo
O presente trabalho analisa os resultados obtidos pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) na versão atual (2007-2017), em duas escolas públicas de Patos de Minas-MG. O objetivo foi verificar se a implementação de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) como ferramenta de promoção de acesso à informática e formação docente continuada aconteceu de forma efetiva. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, documental e bibliográfica. A metodologia foi teórico-empírica e de abordagem qualitativa, uma vez que observamos a práxis do Programa e as oportunidades de formação de docentes, assim como a estrutura dos laboratórios, máquinas e investimentos feitos ao longo do período de atividade do Programa. Os métodos de coleta de dados foram a entrevista aberta e grupos focais com professores das escolas avaliadas. Percebemos que a tecnologia configura um importante fator dentro do ambiente educacional, mas que há resistência por parte dos professores, especialmentepor falta de formação. O ProInfo trouxe avanços, porém não conseguiu alcançar de forma plena seus objetivos em Patos de Minas. Os laboratórios de informática que visitamos estavam longe do ideal: faltavam computadores, acesso à internet e formação de professores. O Programa ainda está em execução, mas parece fadado à falência. É evidente a necessidade de uma nova reformulação.Downloads
Publicado
03/05/2019
Edição
Seção
Artigos