A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS E A EVOLUÇÃO DA FILOSOFIA EDUCACIONAL ESPECIAL
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o histórico de criação de políticas educacionais voltadas ao ensino dos surdos no Brasil, verificando quais as dificuldades encontradas pela comunidade de surdos na evolução de seu tratamento pelo governo e pela sociedade. Procurou-se verificar as fases de aprimoramento da educação dos surdos partindo de uma análise global do surgimento e desenvolvimento dos programas de ensino até a questão individualizada da educação no país. A partir do estudo do histórico da educação dos surdos principalmente na Europa, Estados Unidos e no Brasil, buscou-se identificar a forma de criação e a configuração atual do sistema inseridos no sistema regular de ensino os personagens mais relevantes no processo e a questão da língua de sinais. Considerando que compreender a educação dos surdos em diferentes períodos históricos é uma ferramenta imprescindível para a reflexão crítica e a promoção de transformações positivas nesta área pelos profissionais da educação, faz-se necessário investigar, através da revisão histórica e bibliográfica, a situação educacional dos surdos atualmente no Brasil.Downloads
Publicado
03/05/2019
Edição
Seção
Artigos