REPRESENTAÇÕES E CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE MONTE CARMELO E ROMARIA/MG
Resumo
RESUMO
A educação ambiental é a principal ferramenta para combater a crise ambiental mundial, devendo estar presente em todos os espaços que educam os cidadãos. Assim, a escola destaca-se como um dos espaços fundamentais à prática da educação ambiental, onde as disciplinas procuram mesclar o assunto com as relações humanas sem abandonar suas especificidades. Os Parâmetros Curriculares Nacionais são os instrumentos legais de divulgação da EA nas escolas, ressaltando a necessidade da abordagem interdisciplinar e uma ampliação do significado do conteúdo escolar. Além disso, no Tema Transversal Meio Ambiente proposto neste documento, é abordado à questão ambiental e sinalizado para a necessidade de novas maneiras, de agregar os valores e atitudes no meio em que vivemos. Esse trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil dos professores de escolas públicas e particulares das cidades de Romaria e Monte Carmelo/MG sobre a temática – Educação Ambiental, verificando formação, vivência e atuação em práticas de educação ambiental. Os dados foram obtidos durante os dias da semana, de acordo com o funcionamento das escolas, através da aplicação de questionários com 10 questões fechadas e 05 abertas. Os questionários foram aplicados a 22 professores da rede pública (Estadual e Municipal) e particular das cidades de Monte Carmelo e Romaria (MG). Os dados referentes à concepção de trabalho dos professores sobre EA houve uma maioria (36%) de uma visão de conscientizar os alunos para preservar, (22%) relataram que deveria trabalhar por meio de Projetos que envolvesse toda a Escola, 13% relataram que deveria trabalhar como um tema transversal e 29% não especificaram. Esses dados demonstram uma visão fracionada da Educação Ambiental, falta de comunicação entre os professores e entre as disciplinas. Com relação às principais fontes de informações constatamos que a maioria (33%) dos professores usa a TV como principal fonte de informações, em seguida vem à internet, revistas, jornais e livros didáticos. Somente 07% dos professores descreveram os cursos de formação continuada como fontes de informações. Os professores têm muitos obstáculos a superar antes de concretizar os projetos em Educação Ambiental. Estas dificuldades são estruturais e estão no âmbito da formação profissional, definindo a priori a urgência em cursos de formação.