A CONTRIBUIÇÃO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Sirlene Camilo da Silva Rosa
  • Osvaldo Freitas de Jesus

Resumo

Este artigo, apresentado como produto final de pesquisa, visou a atender à exigência parcial do Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba. Pretendeu também apresentar uma contribuição da orientação vocacional e profissional-OVP para a escolha do novo modelo de currículo aprovado pela Lei nº 13.415/2017. A referida Lei institui a oferta de um currículo flexível, que será formado pela BNCC e por mais cinco itinerários formativos. Esta temática enquadra na linha de pesquisa Educação Básica: fundamentos e planejamento. Autores como D.H. Lucchiari e O. B. Oliveira, entre outros, foram utilizadas como referências teóricas neste artigo. Os jovens no Brasil, candidatos à nova proposta, necessitam de orientação vocacional e profissional. Experiências de orientação, realizadas com jovens dos ensinos Fundamental e Médio, fazem uma diferença significativa e decisiva. A inclusão do serviço de OVP nas disciplinas curriculares do Ensino Médio seria um passo importante na BNCC.

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Publicado

04/04/2019