ESTUDO SOBRE AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS UTILIZADAS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Autores

  • Weverton Silva Santos Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Dra. Roselaine das Chagas Fonseca Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar detalhadamente as técnicas de argumentação e persuasão que estão presentes no discurso publicitário de diversos segmentos e que são divulgados pela mídia em geral. A pesquisa está inserida no campo da Teoria da Argumentação, sendo sua natureza analítico-descritiva e qualitativa de base interpretativista, uma vez que, por meio dela, propusemos investigar e analisar as estratégias argumentativas presentes nos textos publicitários. A coleta dos dados foi realizada por meio da compilação de cinco textos publicitários de diferentes segmentos e a investigação se pautou na análise das estratégias argumentativas presentes nesses textos, partindo da ideia de que a construção textual, por meio de recursos linguísticos eficazes, influencia o direcionamento argumentativo. Com isso, conseguimos mostrar que os discursos publicitários são dotados de intencionalidade prévia, os enunciadores já preparam a mensagem com o intuito de induzir o leitor a fazer algo que ele talvez não fizesse sem os recursos visuais ou linguísticos por eles utilizados.

Downloads

Publicado

20/02/2019