Formação docente no Ensino Superior: teoria e prática analisadas no contexto de uma universidade pública federal

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Universidade de Uberaba (UNIUBE - Campus Rondon)

Resumo

Classificado como um trabalho de natureza qualitativa, a presente pesquisa teve por objetivo geral avaliar se os programas de mestrado de uma universidade pública federal  têm como política, além do aperfeiçoamento dos conhecimentos próprios de cada área de especialização, a preparação dos seus alunos para o exercício da docência em nível superior. Para tanto, inicialmente, realizou-se o embasamento teórico sobre a formação do docente do ensino superior. A seguir, foram acessadas as páginas virtuais (sites) dos 30 programas de pós-graduação em nível de mestrado da Universidade Federal de Uberlândia e analisadas as grades curriculares de cada um daqueles programas. Ao final, diante das evidências detectadas neste trabalho, foi possível corroborar as percepções de estudos anteriores acerca da (i) escassa existência de formação pedagógica voltada para professores universitários, (ii) inexistência de um processo de formação que proporcione experiência no domínio das habilidades demandadas pela profissão e, ainda, (iii) a existência de uma considerável preocupação voltada para a pesquisa científica, em prejuízo à preparação para a docência de nível.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba (UNIUBE - Campus Rondon)

Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela Unaerp (2007). Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade de Uberaba (2004). Atualmente é professora de língua inglesa, suas literaturas e metodologia de ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura.

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Publicado

18/05/2012