INFORMÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA E PERFIL DOS PROFESSORES LABORATORISTAS: UM PROCESSO DE INCLUSÃO

Autores

  • Valquíria Matias Vieira Mota Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Graciela Dias Coelho Jones Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Ana Alice Vilas Boas Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Gilca Santos Vilarinho Faculdade Católica de Uberlândia

Resumo

Este artigo busca analisar o processo de implantação da informática aplicada à educação no município de Uberlândia e descrever o perfil dos profissionais que atuam nos Laboratórios de Informática (LIs) das escolas publicas de ensino fundamental. Após a revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de questionários encaminhados às professoras que trabalham nos LIs dessas escolas. Pode-se observar que existem várias iniciativas para incentivar o uso das tecnologias digitais na educação. As escolas estão gradativamente sendo informatizadas, mas até o momento, não foi possível equipar todas elas. Verificou-se que o município investe no treinamento e na formação de professores e que estes também estão investindo em sua formação, buscando alternativas para melhorar as suas práticas de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias Digitais; Informatização das Escolas Públicas; Informática Educativa no Brasil.

Biografia do Autor

Valquíria Matias Vieira Mota, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pedagoga  - Gestão e Tecnologia Educacional pela União Educacional de Minas Gerais. Tutora de Ensino a Distância da Universidade Federal de Uberlândia.

Graciela Dias Coelho Jones, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios, pela UFRRJ (2003).

Graduada em Ciências Contábeis pela UFU (1996).Tem experiência com tecnologia digital e educação a distância, tendo atuado como tutora do curso de Administração a Distância da UFU e como professora regente da disciplina de Sistema de Informação Gerencial. Atualmente, é docente do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ana Alice Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Administração pela Universidade de Reading na Inglaterra e Bacharel em Administração pelas Faculdades Integradas Simonsen. Experiência de coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRRJ e do curso de EAD da UFRRJ. Atualmente, é professora do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Downloads

Publicado

28/07/2012