POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: Uma breve reflexão sobre a construção da cidadania
Resumo
O presente artigo discutiu políticas públicas na perspectiva da educação como sendo instrumento de democracia, suas implicações na realidade escolar e social. Buscou analisar tais políticas no contexto atual sob a ótica neoliberal. Investigou as possibilidades da educação pública gratuita na promoção da construção da cidadania através do processo de democratização baseada nos princípios de igualdade de direitos e justiça. A investigação teve seu foco principalmente no desenvolvimento de políticas de formação docente e valorização profissional desde as condições de trabalho até os baixos níveis salariais a que esses profissionais são submetidos e da precarização das instituições nos aspectos políticopedagógicos. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica de várias fontes. O estudo evidenciou a urgência na melhoria da gestão financeira de recursos, necessidade na busca de novas formas organizacionais pedagógicas e educativas que permita a pluralidade de benefícios no espaço escolar de modo a promover o desenvolvimento da cidadania e na repolitização da educação. PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas, Educação, Formação docente, Cidadania.Downloads
Publicado
26/09/2018
Edição
Seção
Artigos