PROCESSOS DE FORMAÇÃO AUTORA E LEITORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Gabriela Vieira dos Anjos UNIVERSIDADE DE UBERABA
  • Lorena Martins Peres UNIVERSIDADE DE UBERABA
  • ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA UNIVERSIDADE DE UBERABA

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa qualitativa (2017-2018) desenvolvida na Universidade de Uberaba como parte do projeto A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil”. O objetivo geral foi o levantamento da produção acadêmica tomando como base de dados o Google Acadêmico para busca de artigos, dissertações, teses, trabalhos completos de eventos publicados e trabalhos de conclusão de curso, no período de 2013 a 2018. É uma pesquisa bibliográfica para investigar os processos de apropriação da escrita e da leitura pelas crianças sob diversos olhares tendo em vista alcançar um detalhamento das publicações científicas dessa temática. O fichamento das produções científicas sobre o assunto foi realizado em 2017-2018 (12 meses. Para realizar a busca foram definidos os descritores educação infantil, cultura escrita, formação autora e leitora, leitura e escrita, sujeito e autoria. A relevância do estudo consistiu em traçar um cenário de como o tema vem sendo investigado nos últimos cinco anos a fim de contextualizar o projeto de pesquisa maior no qual se insere. Foram desenvolvidas atividades de busca de dados, leitura dos títulos, autores, resumos e palavras-chave para localizar, identificar e fichar as produções acadêmicas levantadas. Os fundamentos teórico-metodológicos foram os estudos de Vygotsky (2000), Severino (2007), Bogdan; Biklen (1994), Soares (1983), Adaid (2016), Romanwski; Ens (2006), Ferreira (2002), Piaget (1978), Ferreiro; Teberosky (1999) entre outros. Os resultados mostraram que as publicações voltadas para a apropriação da escrita com foco na atitude autora e leitora são ainda poucos, embora contextualizem de forma relevante a temática.

Biografia do Autor

Gabriela Vieira dos Anjos, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Graduanda do Curso de Psicologia

Lorena Martins Peres, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade de Uberaba

ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Doutora Em Educação - UNESP Estudos de pós-doutorado em educação na Universidade de Évora - Portugal Docente da Universidade de Uberaba Mestrado Profissional em Educação

Downloads

Publicado

27/11/2018