UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: MOTIVOS E POSSIBILIDADES APONTADOS PELAS PESQUISAS

Autores

  • Érika Maria Chioca Lopes Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Giselle Moraes Resende Pereira
  • Guilherme Saramago Oliveira

Resumo

Este artigo, construído com base em revisão bibliográfica, tem por objetivos discutir a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos e mostrar algumas pesquisas recentes sobre a utilização de tais tecnologias. Portanto, o que se visa é identificar motivos e possibilidades que emergiram dessas pesquisas na área de Educação Matemática. O texto tem como aporte teórico autores como Valente (1999), Ponte (1995, 2000), Kenski (2003), Arroyo (2006), Cruz (2008), entre outros. A partir da contribuição desses autores à temática, foi possível perceber que a inserção de recursos tecnológicos na escola, de uma forma geral, propicia oportunidade de se repensar as práticas educacionais vigentes, colocando o aluno mais ativo e o professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem e que, no caso da Educação Matemática de jovens e adultos, pode colaborar para a inclusão digital desses estudantes, além de aumentar a autoestima de um grupo que em geral se encontra marginalizado na sociedade do conhecimento. Além disso, o quadro de pesquisas apresentadas, que retrata experiências analisadas, mostrou que existem diversas tecnologias que podem trazer contribuições positivas para o ensino de Matemática, apesar das dificuldades inerentes a esse contexto.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

12/04/2018