O MÉTODO CIENTÍFICO COMO CAMINHO PARA O CONHECIMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA ELIMINAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS
Resumo
Este ensaio teve por objetivo analisar como o método científico pode contribuir para solução de problemas inerentes à produção do conhecimento em geral e, em específico, do conhecimento científico, e, ainda, suscitar alguns questionamentos envolvendo as possíveis consequências da eliminação deste componente curricular dos cursos de graduação brasileiros. Para tanto, inicialmente, foi realizada a pesquisa bibliográfica no intuito de levantar os resultados de algumas pesquisas a fim de evidenciar a importância da disciplina de metodologia da pesquisa científica, tanto para os cursos de graduação em nível superior, quanto para o exercício da atividade profissional dos egressos de tais cursos. Na sequência, procedeu-se à análise crítica em que se discutiu a relevância do método científico como caminho para a obtenção do conhecimento e as consequências de sua eliminação nos cursos de graduação, a partir da percepção subjetiva dos autores do presente ensaio. Ao final, foram destacados os prejuízos advindos da exclusão desse componente curricular dos cursos de graduação; por consequência, foi observado que, em vez de excluir tais disciplinas, como se começa a observar recentemente, as instituições de ensino deveriam buscar meios para incentivar e motivar sua aprendizagem nos cursos superiores brasileiros.Downloads
Publicado
07/05/2018
Edição
Seção
Artigos