O MÉTODO CIENTÍFICO COMO CAMINHO PARA O CONHECIMENTO E AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA ELIMINAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Mestre em Educação (FACED-UFU) Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Resumo

Este ensaio teve por objetivo analisar como o método científico pode contribuir para solução de problemas inerentes à produção do conhecimento em geral e, em específico, do conhecimento científico, e, ainda, suscitar alguns questionamentos envolvendo as possíveis consequências da eliminação deste componente curricular dos cursos de graduação brasileiros. Para tanto, inicialmente, foi realizada a pesquisa bibliográfica no intuito de levantar os resultados de algumas pesquisas a fim de evidenciar a importância da disciplina de metodologia da pesquisa científica, tanto para os cursos de graduação em nível superior, quanto para o exercício da atividade profissional dos egressos de tais cursos. Na sequência, procedeu-se à análise crítica em que se discutiu a relevância do método científico como caminho para a obtenção do conhecimento e as consequências de sua eliminação nos cursos de graduação, a partir da percepção subjetiva dos autores do presente ensaio. Ao final, foram destacados os prejuízos advindos da exclusão desse componente curricular dos cursos de graduação; por consequência, foi observado que, em vez de excluir tais disciplinas, como se começa a observar recentemente, as instituições de ensino deveriam buscar meios para incentivar e motivar sua aprendizagem nos cursos superiores brasileiros.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Mestre em Educação (FACED-UFU) Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED-UFU) e Professora da Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestre em Educação (FACED-UFU)

Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Downloads

Publicado

07/05/2018