PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este estudo buscou dar respostas às seguintes perguntas: Como o professor deve desenvolver o trabalho pedagógicorelacionado aos conhecimentos de Geometria na Educação Infantil? É possível na Educação Infantil a criança aprender os saberes geométricos elementares a partir da utilização de jogos pedagógicos? Diante destes questionamentos o estudo pretendeu apresentar uma visão crítica e reflexiva sobre o Ensino da Geometria na Educação Infantil e delinear as possibilidades didáticas e metodológicas do professor para desenvolver adequadamente a prática pedagógica relacionada a esses saberes. Para responder aos questionamentos apresentados e alcançar os objetivos pretendidos foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Pela pesquisa desenvolvida ficou constatado que a prática pedagógica de Geometria na Educação Infantil exige a utilização de procedimentos e estratégias de ensino apropriados à faixa etária que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio lógico, estimulem a criatividade e possibilitem o domínio de conceitos e ideias fundamentais sobre as formas e noções espaciais.
Palavras-Chave: Geometria na Educação Infantil. Ensino e Aprendizagem.