EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: PLANEJAMENTO, INTERCÂMBIO E TECNOLOGIA

Autores

Resumo

O presente trabalho, de cunho bibliográfico, teve o objetivo de discutir o planejamento pedagógico e as suas relações com o uso das tecnologias e ações de intercâmbio.  A ampliação de estudantes e culturas possíveis no ambiente universitário leva a questionamentos sobre a formação dos professores para atuarem nesse novo cenário. Na dinâmica das relações em ambiente educacional sob diversidade cultural e, ainda, em um mundo em que a tecnologia está presente de forma ubíqua, a atuação docente exige mais do que transmitir informações. Torna-se essencial que as práticas pedagógicas incorporem as novas tecnologias, as quais já estão presentes na vida dos estudantes, sob pena de tornar o ensino e a aprendizagem distante do contexto de competências requeridas nas relações sem fronteiras. Associado a isso, os planos para o ensino devem considerar a interculturalidade no ambiente educacional, promovendo a integração dos estudantes diante da diversidade.

Biografia do Autor

Fabio Gomes Rocha, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação - Unit, Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia da Informação e Comunicação/GPITIC/Unit/CNPq, Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/GPHPE/UNIT/PPED/CNPq

Andrea Karla Nunes, PPED/Universidade Tiradentes

Professora do Mestrado/Doutorado de Educação - Universidade Tiradentes

Downloads

Publicado

30/01/2018