PROJETO DE PESQUISA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DESENVOLVIDA COM BASE NO PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO E AVALIADA A PARTIR DE MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata de Oliveira Souza Carmo UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE

Resumo

A partir de uma investigação de caráter qualitativo e natureza empírica, realizada com base no processo de pesquisa-ação e apoiada em métodos quantitativos aplicados, este estudo teve como objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta didático-metodológica composta por quatro etapas que antecederam o planejamento do processo de pesquisa propriamente dito, e, identificar quais daquelas etapas poderiam caracterizar-se como determinantes do aproveitamento relativo na construção do projeto de pesquisa de um grupo de 29 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública de Minas Gerais. Após a apresentação e detalhamento daquela proposta, sua avaliação qualitativa permitiu observar que, a medida que suas etapas eram desenvolvidas, existia uma tendência de acréscimo médio de 5% no aproveitamento relativo dos alunos integrantes da amostra deste estudo. Contudo, tal avaliação não permitiu inferir se existia uma relação de causa e efeito entre aquelas variáveis. Depois, valendo-se da análise de regressão linear múltipla, entre outras evidências, observou-se que somente duas etapas daquela metodologia poderiam ser consideradas determinantes do aproveitamento relativo na elaboração do projeto de pesquisa, por parte daqueles alunos, além da variável relacionada à “quantidade de faltas na disciplina”. Ao final, foi possível afirmar que, apesar da impossibilidade de generalização dos seus resultados, a metodologia proposta pôde contribuir para o processo de pesquisa e produção do conhecimento científico reduzindo a dificuldade natural de ter que se identificar e propor uma investigação diante da existência de uma grande variedade de possibilidades e/ou em função da ausência de conhecimento metodológico voltado para tal finalidade.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE

Licenciada em Letras (Português-Inglês) e Especialista em Língua e Literatura Inglesas. Professora da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

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Publicado

12/11/2017