PROJETO DE PESQUISA: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DESENVOLVIDA COM BASE NO PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO E AVALIADA A PARTIR DE MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS
Resumo
A partir de uma investigação de caráter qualitativo e natureza empírica, realizada com base no processo de pesquisa-ação e apoiada em métodos quantitativos aplicados, este estudo teve como objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta didático-metodológica composta por quatro etapas que antecederam o planejamento do processo de pesquisa propriamente dito, e, identificar quais daquelas etapas poderiam caracterizar-se como determinantes do aproveitamento relativo na construção do projeto de pesquisa de um grupo de 29 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública de Minas Gerais. Após a apresentação e detalhamento daquela proposta, sua avaliação qualitativa permitiu observar que, a medida que suas etapas eram desenvolvidas, existia uma tendência de acréscimo médio de 5% no aproveitamento relativo dos alunos integrantes da amostra deste estudo. Contudo, tal avaliação não permitiu inferir se existia uma relação de causa e efeito entre aquelas variáveis. Depois, valendo-se da análise de regressão linear múltipla, entre outras evidências, observou-se que somente duas etapas daquela metodologia poderiam ser consideradas determinantes do aproveitamento relativo na elaboração do projeto de pesquisa, por parte daqueles alunos, além da variável relacionada à “quantidade de faltas na disciplina”. Ao final, foi possível afirmar que, apesar da impossibilidade de generalização dos seus resultados, a metodologia proposta pôde contribuir para o processo de pesquisa e produção do conhecimento científico reduzindo a dificuldade natural de ter que se identificar e propor uma investigação diante da existência de uma grande variedade de possibilidades e/ou em função da ausência de conhecimento metodológico voltado para tal finalidade.Downloads
Publicado
12/11/2017
Edição
Seção
Artigos