A MOTIVAÇÃO COMO FATOR PREPODERANTE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

Autores

  • Heber Junio Pereira Brasão Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Brenda Lara Castro Moreira Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão acerca da verdadeira finalidade do ensino da língua estrangeira nas escolas. Na escola são internalizadas estruturas mais complexas, o vocabulário é expandido e inicia-se a aprendizagem da função social da língua. Não existe melhor método, mas o mais adequado para um determinado contexto. O contexto envolve elementos sociohistóricos, um momento e as características específicas de alunos e professores. Não há como, de forma descontextualizada, atemporal e a priori, estabelecer o método mais adequado. Motivar alguém a fazer algo pode envolver muitos fatores diferentes, desde tentar persuadir uma pessoa diretamente até proporcionar boas oportunidades. Seja qual for a forma, o processo de motivação leva muito tempo. Especialmente em sala de aula, é raro fazer com que os alunos de uma hora para outra fiquem motivados. Não existe um botão mágico que possamos pressionar e fazer com que as pessoas queiram aprender, trabalhar mais e agir com responsabilidade. Da mesma forma, ninguém pode ser forçado a gostar de algo. Devemos enquanto professor, facilitar o processo e não forçar as pessoas a se tornarem motivadas.

PALAVRAS-CHAVES: Língua estrangeira; ensino; aprendizagem.

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Publicado

20/10/2017