PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS

Autores

  • Joice Silva Marques Mundim Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Isadora Costa Borges Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlânidia - UFU

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo reflexivo sobre a Educação Hospitalar, destacando os aspectos pedagógicos resultantes nessa modalidade de ensino. O objetivo da pesquisa é apresentar, refletir e discutir sobre a Pedagogia Hospitalar em sua evolução, as práticas pedagógicas e as metodologias, abordando as características e possibilidades no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. O processo educacional em âmbito hospitalar vem conquistando seu espaço no Brasil, desde sua oficialização, reafirmando a valorosa contribuição em dar continuidade aos estudos curriculares, de acordo com a série escolar de origem. A função da Educação nos hospitais brasileiros enfatiza o direito da criança e do adolescente em estar em contato com o ensino, mediante qualquer situação, e um desses espaços de referência é o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU-UFU), apresentado a partir da Classe Hospitalar e Brinquedoteca. Este estudo é realizado por meio de revisão literária, delineando uma discussão com os autores: MATOS E MUGGIATI (2010), CECCIM (1997), RODACOSKI E FORTE (2014), ASSIS (2009), dentre outros, além de apresentar um estudo de caso sobre Educação Hospitalar no HCU-UFU. Concluímos que o enfoque à Pedagogia Hospitalar é representado por práticas pedagógicas e metodologias alternativas, fundamentadas pelo contexto dos envolvidos e pela flexibilidade no ensino, sendo um processo relevante para aqueles que necessitam vivencia-lo.

Biografia do Autor

Joice Silva Marques Mundim, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Especialização em Docência na Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Cândido Mendes (2012). Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área de Educação, tutoria em cursos presenciais e à distância, Educação Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Matemática, Metodologias de Ensino, Metodologias de Ensino em Matemática, Educação Infantil; primeiros anos do Ensino Fundamental e Educação Especial, Ensino-Aprendizagem, Psicopedagogia. Atuou como professora na Escola Estadual Elias de Moraes / APAE, exerceu atividades administrativas/pedagógicas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Monte Carmelo, também atuou como professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU no projeto Reconstruindo os Espaços da EJA, atuando na Educação de Jovens e Adultos e como professora orientadora de TCC do curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Isadora Costa Borges, Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP

Graduanda do 6º período de Pedagogia pela FUCAMP.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlânidia - UFU

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação acadêmico e profissional. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Ensino Superior, Direito Educacional, Educação Matemática, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Downloads

Publicado

26/09/2018