DOCÊNCIA, CURRÍCULO E PROCESSOS CULTURAIS: TENSIONAMENTOS CONCEITUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE
Resumo
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar os conceitos de Docência, Currículo e Processos Culturais, verificando e desvelando como esses conceitos estruturam a identidade dos professores e dos currículos nos espaços escolares a partir dos processos de cultura e de suas tessituras vivenciadas no cotidiano desses espaços através de múltiplas espacialidades e temporalidades. Essa discussão se torna extremamente pertinente face aos desafios que se impõe em mundo marcado por sistemas de padronização e uniformização em todos os âmbitos, sejam eles econômicos, políticos ou sociais que visam à homogeneização da sociedade imposta e determinada por uma lógica neoliberal e capitalista. No cerne desta questão, este artigo possibilita a problematização e discussão da formação inicial e continuada de professores, dos currículos vividos e praticados do cotidiano e os processos culturais que caracterizam a identidade, as vivências, os saberes, os fazeres e as práticas de cada grupo social no seu cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: Docência; Currículo; Processos Culturais.