AMOSTRAGEM: Conhecimento e uso em empresas de auditoria

Autores

  • Victor Hugo da Fonseca Universidade de Brasilia (UnB)
  • Danielle MOntenegro Salamone Nunes Universidade de Brasília - UnB
  • Claudio Moreira Santana Universidade Federal de Goiás- UFG

Resumo

A amostragem possui grande relevância no direcionamento das análises de auditoria, existindo regulamentação específica a ser seguida, entretanto verifica-se escassez de pesquisas sobre o tema. Assim, este estudo investiga o conhecimento de empregados de empresas de auditoria acerca dos conceitos e normas de amostragem em auditoria e a forma como são aplicadas as técnicas de amostragem nos trabalhos realizados. Com enfoque em informações qualitativas, foi estruturado e aplicado um questionário auto administrado a empregados de empresas de auditoria externa de médio e grande porte, por meio do qual foram obtidos 78 respondentes válidos. Os resultados encontrados indicam que há deficiência técnica no grupo de iniciantes na área de auditoria, que os métodos de seleção baseados em valores e aleatório são os utilizados com maior frequência e que, para a execução dos procedimentos de amostragem, são utilizados softwares estatísticos específicos. De maneira geral, pode-se inferir que é necessária a intensificação dos estudos acerca da amostragem em auditoria pelas categorias de profissionais menos experientes. Apesar de ter uma gama diversa de métodos de seleção, os respondentes demonstraram forte concentração na utilização de duas metodologias, sugerindo que podem estar utilizando métodos de seleção sem considerar as características específicas de uma população ou a possibilidade de aplicar técnicas mais específicas e elaboradas.

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Publicado

31/10/2016

Edição

Seção

Artigos