MATERIAIS DIDÁTICOS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO APROVEITAMENTO ACADÊMICO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo busca relatar os resultados de uma pesquisa realizada junto a 494 alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do estado de Minas Gerais, cujo objetivo foi avaliar, comparativamente, se a adoção de dois tipos de materiais didáticos diferentes, utilizados como textos de apoio da disciplina de Informática Aplicada à Contabilidade, poderia gerar diferenças no aproveitamento acadêmico desses alunos. A partir de estatísticas descritivas, testes de normalidade e testes comparativos de médias/medianas não paramétricos, foi possível descartar a hipótese de igualdade da média/mediana entre o aproveitamento dos alunos que utilizaram apostilas e a média/mediana do aproveitamento dos alunos que utilizaram os manuais disponibilizados pelos próprios aplicativos de informática. Assumindo-se, dessa forma, a hipótese alternativa de que a média/mediana do aproveitamento desse último grupo de alunos é maior que a média/mediana do aproveitamento dos alunos que utilizaram apostilas.

 

Palavras-chave: Apostila. Manual. Livro. Aproveitamento acadêmico. Métodos quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Downloads

Publicado

18/08/2016

Edição

Seção

Artigos