MATERIAIS DIDÁTICOS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO APROVEITAMENTO ACADÊMICO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
Este artigo busca relatar os resultados de uma pesquisa realizada junto a 494 alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do estado de Minas Gerais, cujo objetivo foi avaliar, comparativamente, se a adoção de dois tipos de materiais didáticos diferentes, utilizados como textos de apoio da disciplina de Informática Aplicada à Contabilidade, poderia gerar diferenças no aproveitamento acadêmico desses alunos. A partir de estatísticas descritivas, testes de normalidade e testes comparativos de médias/medianas não paramétricos, foi possível descartar a hipótese de igualdade da média/mediana entre o aproveitamento dos alunos que utilizaram apostilas e a média/mediana do aproveitamento dos alunos que utilizaram os manuais disponibilizados pelos próprios aplicativos de informática. Assumindo-se, dessa forma, a hipótese alternativa de que a média/mediana do aproveitamento desse último grupo de alunos é maior que a média/mediana do aproveitamento dos alunos que utilizaram apostilas.
Palavras-chave: Apostila. Manual. Livro. Aproveitamento acadêmico. Métodos quantitativos aplicados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.