O Efeito da Gestão Trimestral do Capital de Giro Sobre o Desempenho: uma Análise Multissetorial
Resumo
O presente estudo investiga a influência da gestão trimestral do capital de giro (GCG) no desempenho das empresas brasileiras de capital aberto entre 2000 e 2012 em seus respectivos setores. Shin e Soenen (1998) sugerem que para alguns setores da economia, os investimentos de curto prazo representam a maior parte dos itens do balanço patrimonial, afetando diretamente todos os níveis decisórios na empresa. Foram testados mais de três modelos empíricos que consideram os componentes do capital de giro (e do CCC). Em seguida, foram testados 13 modelos empíricos para avaliar o efeito da sazonalidade trimestral do capital de giro entre diferentes setores. Os resultados sugerem que a redução do ciclo de conversão de caixa melhora desempenho das empresas, medido pelo retorno sobre o investimento (ROIC) da amostra, bem como verificou-se que os componentes do CCC também afetam significativamente a rentabilidade das empresas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.