A Parcela do Risco Operacional pelo Método do Indicador Básico: Uma Análise a Partir da Conta Cosif de Resultado
Resumo
As instituições financeiras estão sujeitas a vários tipos de riscos, tais como: risco de crédito, de mercado, de liquidez e operacional, entre outros. O presente artigo tem como objetivo analisar a utilização das contas COSIF de resultado no cálculo do risco operacional pelo método do indicador básico, especificamente o impacto destas contas no valor apurado do risco operacional. Para tal, foram realizadas simulações nas contas COSIF de resultado, avaliando o seu impacto no cálculo do risco operacional. Tais simulações consistiram em simular um aumento de 5%, 10% e 20% nas contas de resultado credoras, sendo mantidas as contas de resultado devedoras e seu impacto no valor apurado do risco operacional. Em um segundo momento as contas de resultado devedoras foram aumentadas em 5%, 10% e 20% e avaliado o impacto no valor apurado do risco operacional. Após a análise conclui-se que o aumento na conta de resultado credora promove um aumento no valor apurado do risco operacional, enquanto que o aumento na conta de resultado devedora, promove uma redução do valor do risco operacional. Conclui-se também que quanto maior a diferença entre os saldos das contas receita e resultado, maior será o valor apurado para o risco operacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.