INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS ECONÔMICAS CREDITÍCIAS E DE RENDA NO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO

Autores

  • João Gonçalves Silva Muntaser Universidade Federal Uberlândia (UFU)
  • Odilon José de Oliveira Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Jussara Goulart da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a influência de variáveis econômicas creditícias e de renda no nível de vendas do segmento de automóveis novos do mercado automobilístico brasileiro. Com a finalidade de atingir tal objetivo foram selecionadas variáveis econômicas de ordem tributária, creditícia e de renda. Foi aplicada a regressão linear múltipla com o intuito de verificar a relação entre variáveis independentes e a variável dependente.  O software SPSS versão 20.0 foi utilizado para cálculos estatísticos e aplicação da técnica stepwise, que permitiu descartar as variáveis não são significantes da equação do modelo de regressão. A partir dos coeficientes do modelo de regressão linear múltipla concluiu-se que maiores volumes de créditos ofertados no setor automobilístico, bem como o aumento da renda da população afetam positivamente o aumento no nível de vendas de automóveis novos do mercado automobilístico brasileiro.

Biografia do Autor

João Gonçalves Silva Muntaser, Universidade Federal Uberlândia (UFU)

Aluno do Mestrado em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federa de Uberlândia (UFU/FAGEN). Bacharel em Administração (UFU/FACIP).

Odilon José de Oliveira Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Professor da Área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FACIP). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Inteligência em Finanças e Mercados (CNPQ/UFU). Membro do Núcleo de Educação Financeira (UFU)

Jussara Goulart da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Administração (UNINOVE). Professora da Área de Marketing do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FACIP).

Downloads

Publicado

18/08/2016

Edição

Seção

Artigos