Unidade de Esforço de Produção (UEP): Ferramenta Voltada para a Tomada de Decisão?

Autores

  • Nevison Amorim Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelino Franco de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Resumo

Os métodos de custeio são instrumentos utilizados para determinação dos custos de produção. Este estudo teve como foco a Unidade de Esforço de Produção (UEP). O objetivo é apresentar os seus conceitos e fundamentos utilizados para a apuração de resultados possibilitando o uso desta ferramenta no auxílio à tomada de decisão. A análise é descritiva, por meio de uma pesquisa bibliográfica da literatura. Percebe-se que a UEP tende a contribuir no que tange à comparação do custo de produção, na identificação da capacidade de produção dos maquinários e no controle do tempo gasto na execução das atividades. Porém, é pouco utilizado no gerenciamento da produção levando a alguns questionamentos no sentido de verificar se o método é realmente relevante.

Biografia do Autor

Nevison Amorim Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Administrador da Universidade Federal de Uberlândia.

Marcelino Franco de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Ituiutaba-MG.

Downloads

Publicado

18/08/2016

Edição

Seção

Artigos