Ensino da Perícia Contábil: Perspectivas dos Estudantes de Ciências Contábeis de uma IES do Sudoeste Baiano.
Resumo
O presente artigo evidencia os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no sudoeste baiano, relativa ao ensino e mercado de trabalho da perícia contábil. A questão da pesquisa consistiu em evidenciar, sob a perspectiva dos discentes, o interesse pela perícia contábil e o grau de informação sobre desafios e oportunidades do mercado de trabalho. Para a obtenção das respostas, utilizou-se como metodologia um questionário fechado. O questionário foi respondido no 2º semestre de 2015 por 16 graduandos e 70 graduados, tendo todos retornado o instrumento com as respostas dos questionários apresentados. Os resultados obtidos apontaram, com confiança de 95%, que os alunos se interessam pela disciplina de Perícia Contábil, mas é perceptível uma necessidade de reforço curricular do curso a fim de que os acadêmicos possam aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado de trabalho. Em relação à formação especificadamente à disciplina de Perícia Contábil, na visão dos respondentes, a IES deve reforçar as atividades práticas em sala de aula, de modo que a relação entre a teoria e a prática possa ser aumentada a fim de consolidar o processo de aprendizado dos seus acadêmicos, com uma formação mais qualificada, dando maior base para o direcionamento profissional. Esses resultados sugerem a necessidade de que as IES promovam adequação curricular para eliminar as deficiências evidenciadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.