ACCOUNTABILITY E TRANSPARÊNCIA NOS CONSELHOSMUNICIPAIS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SINOP-MT
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a convergência entre as ações prescritas no texto jurídico dos Conselhos Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de Sinop-MT com as práticas de governança corporativa recomendadas ao setor público, sendo enfatizadas as práticas de accountability e transparência. Foi realizada pesquisa documental no texto jurídico de criação e orientação dos conselhos e entrevista com conselheiros. A análise dos dados revelou que o texto jurídico dos Conselhos, que orienta a ação de fiscalização e controle em prol da accountability e transparência, precisa ser aprimorado, no sentido de tornar-se um instrumento que possa ser caracterizado como de fomento para boas práticas de governança. De outra forma, os conselheiros, embora demonstrem o desejo de atender aos anseios da população, preocupando-se em atender os requisitos da legalidade prática obrigatória nas entidades públicas, mostraram certo despreparo para fazer cumprir os preceitos da prática de accountability.
Palavras-chave: Governança. Setor público. ConselhosMunicipais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.