IMPACTO DA EMISSÃO DE ADRs NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOLSA DE NOVA YORK-NYSE
Resumo
A estrutura de capital das organizações guarda estreita relação com seu nível de endividamento, constituindo-se como elemento impar que pode influenciar na continuidade e lucratividade das mesmas. Numa visão mais abrangente algumas correntes teóricas defendem inclusive a correlação entre estrutura de capital e desenvolvimento econômico. Neste contexto, a liberalização de mercados pode levar as organizações de um país a se internacionalizarem, podendo gerar efeitos positivos ou negativos em sua estrutura de capitais, dependendo da forma como é realizada e dos produtos financeiros lançados. Este estudo objetiva analisar os efeitos gerados pela emissão de ADRs sobre o endividamento das organizações brasileiras. Será também explorado, se fatores como o Economic Value Aded (EVA), governança corporativa, variação do preço da ação, tamanho e internacionalização são determinantes para o endividamento. O trabalho em relação ao delineamento metodológico, é caracterizado como descritivo quanto aos objetivos, quanto aos meios é definido como documental e quanto à abordagem do problema quantitativo. Os dados foram coletados em demonstrações contábeis das 100 maiores empresas brasileiras, por valor de mercado, segundo o ranking da revista exame edição Maiores & Melhores de 2010. Para a análise de dados foi utilizado a estatística descritiva por meio de três testes não paramétricos: teste binominal, qui-quadrado e igualdade de duas médias. Os resultados mostram que foi encontrada uma associação positiva entre o tamanho das empresas e a emissão de ADRs e uma associação negativa entre a variável tamanho e o nível de endividamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.