Impactos observados no imobilizado após a adoção das IFRS pela contabilidade brasileira
Resumo
O objetivo geral é identificar e descrever as influências e impactos observados no grupo de contas do ativo imobilizado das empresas brasileiras após a primeira fase de adoção das estruturas internacionais de relatórios financeiros, conhecido como IFRS. Foram utilizada as demonstrações contábeis da empresa BRF S.A, como objeto de análise. A escolha do grupo ativo imobilizado se deu pela sua relevância em termos monetários para as companhias, e também pelo fato de que os pronunciamentos iniciais no Brasil, terem dado atenção especial para este grupo. A pesquisa busca responder: quais os impactos observados no imobilizados das empresas após a adoção das IFRS pela contabilidade brasileira? Com esta pesquisa foi possível avaliar que a adoção das IFRS pelas empresas é benéfico do ponto de vista da captação de recursos, principalmente de capital estrangeiro, e quantitativamente identificou-se que a composição dos valores do ativo imobilizado, após a adoção das IFRS, é significativa, visto que altera a composição patrimonial das empresas, e por consequência as análises dos investidores, por meio dos índices de liquidez, rentabilidade e endividamento, podendo influenciar a decisão do investido. Nesta primeira fase, os pronunciamentos contábeis mais significativos foram os CPC 06 e o CPC 13.
Palavras-chave: IFRS. Ativo imobilizado. Pronunciamentos contábeis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.