Uso de Tecnologias no Ensino de Contabilidade: uma Análise em Revistas Nacionais e Estrangeiras

Autores

  • Camilla Soueneta Nascimento Nganga FEA/USP
  • Rodrigo Fernandes Malaquias EAESP/FGV

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar a teoria e a contribuição teórica dos trabalhos publicados em periódicos e que abordam o uso de recursos tecnológicos no ensino de contabilidade. A coleta de dados envolveu os anos de 2002 a 2013, sendo utilizadas as seguintes ferramentas quantitativas: estatística descritiva, análise de regressão múltipla e análise de regressão logística. Com uma amostra de 45 trabalhos, sendo 86% deles coletados de periódicos internacionais, apenas 8 artigos (17,7%) apresentaram contribuição teórica em suas considerações finais, de acordo com os termos estabelecidos para análise neste estudo. Os principais resultados para as análises de regressão evidenciaram que o cuidado dedicado à construção da introdução dos artigos apresentou relação positiva e significativa com o seu conteúdo teórico. Palavras-chave: Tecnologia. Ensino de Contabilidade. Contribuição Teórica

Downloads

Publicado

26/01/2016

Edição

Seção

Artigos