RECONHECIMENTO E EVIDENCIAÇAO DE GASTOS DE NATUREZA AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CEREALISTA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG

Autores

  • Ana Barbosa Ribeiro Bacharel em Ciências Contábeis (FACIC-UFU)
  • Carlos Roberto Souza Carmo UFU

Resumo

Este trabalho teve por objetivo compreender e analisar a forma como uma empresa cerealista da cidade de Uberlândia-MG trata contabilmente seus gastos de natureza ambiental, e, ainda, como evidencia tais gastos. A partir de um estudo de caso real único, procurou-se conhecer as normas contábeis e técnicas para identificação e evidenciação de gastos de natureza ambiental, a fim de iniciar o processo de levantamento e análise de informações de natureza ambiental e posterior apresentação dos resultados. Por meio da triangulação de dados, em que foram utilizados os métodos referentes à observação direta, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, foi possível perceber que a empresa alvo deste estudo ainda considera a contabilidade ambiental secundária em relação à contabilidade societária. Isso porque, para a administração, gastos de natureza ambiental não possuem relevância econômica, cumprindo uma obrigação meramente legal.  E, assim como uma parte considerável das empresas pesquisadas em estudos correlatos, a entidade alvo deste estudo ainda não considera a contabilidade ambiental como parte da estratégia gerencial da empresa.

 

Palavras-chave: Contabilidade ambiental. Gestão ambiental. Indústria de beneficiamento de arroz.

Biografia do Autor

Ana Barbosa Ribeiro, Bacharel em Ciências Contábeis (FACIC-UFU)

Bacharel em Ciências Contábeis (FACIC-UFU)

Carlos Roberto Souza Carmo, UFU

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Downloads

Publicado

18/01/2016

Edição

Seção

Artigos