CURSOS SUPERIORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL: APROVEITAMENTO ACADÊMICO E INCLUSÃO SOCIAL ANALISADOS A PARTIR DE MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo PUC-SP
  • Patrícia Prado Cunha FACIC-UFU
  • Sirlene Aguiar Fernandes Almeida FACIC-UFU
  • Isabella Vilela Souza FACIC-UFU

Resumo

Este estudo teve por objetivo realizar uma análise comparativa sobre a existência de possíveis diferenças no aproveitamento acadêmico por parte de estudantes portadores de necessidades educacionais especiais dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis do Brasil, em função de apresentarem deficiências física, auditiva e visual. A partir dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram identificadas as notas brutas das provas que avaliaram os conteúdos referentes aos componentes curriculares de formação geral e de formação específica, e, portanto, originaram a nota geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em 2012, cujos dados foram analisados, inicialmente, a partir estatísticas descritivas apoiadas em gráficos e tabelas que continham informações referentes a valores mínimos e máximos, quartis, média, mediana, desvio padrão e amplitude. Na sequência, foram utilizados testes de normalidade, teste F para análise de variância, teste T de Student para o comparativo das médias de duas amostras independentes com variâncias iguais, e, ainda, o teste não paramétrico de Wilcoxon

Downloads

Publicado

23/09/2015

Edição

Seção

Artigos