Contribuição do processo de internacionalização no desempenho das empresas no Brasil
Resumo
Apesar de existirem vários estudos relacionando desempenho da empresa com o processo de internacionalização, nenhum chegou a resultados conclusivos a respeito de como o grau de internacionalização pode afetar o desempenho empresarial, e mais importante, ainda são escassos estudos sobre internacionalização e desempenho com enfoque na realidade brasileira. Assim, esse trabalho relaciona o grau de internacionalização com o desempenho das empresas brasileiras e se esforça em explicar como o grau de internacionalização pode afetar o desempenho destas organizações. Pela teoria esperava-se que quanto maior fosse o grau de internacionalização das empresas maior seria seu desempenho, pois a internacionalização diversificaria o risco sistemático ao mesmo tempo em que possibilitaria retornos superiores advindos das maiores oportunidades de investimento destas firmas. Para checar se estas suposições teóricas seriam válidas, tomou-ser uma amostra das empresas brasileiras mais internacionalizadas no ano de 2010, e a partir de análises estatísticas de correlação e regressão linear simples avaliou-se o grau de associação e determinação existente entre o desempenho destas empresas com seus respectivos graus de internacionalização. Como principal resultado desta pesquisa tem-se que esta teoria não se sustenta para o Brasil. Não foi encontrada uma associação positiva e uma determinação significativa entre grau de internacionalização e desempenho. Os resultados dos coeficientes de correlação e o R quadrado da regressão linear simples entre as variáveis grau de internacionalização e desempenho foram próximos de zero. Portanto este estudo traz evidências para o Brasil de que o fato de a empresa ser mais internacionalizada que outra não implica em maior desempenho.
Palavras chave: Grau de internacionalização.desempenho da empresa. Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.