AUDITORIA FINANCEIRA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO
Resumo
Esta pesquisa evidencia a auditoria financeira como um instrumento utilizado para aumentar a confiança dos usuários das informações das demonstrações contábeis. Teve como objetivo analisar as principais distorções encontradas nas demonstrações contábeis evidenciadas nos relatórios de auditoria financeira do Tribunal de Contas da União (TCU) no período de 2021 a 2023. Este estudo caracteriza-se por apresentar uma pesquisa quanto à natureza aplicada, quanto aos objetivos descritiva e exploratória, quanto à abordagem qualitativa e quantitativa, quanto aos procedimentos de levantamento. A técnica utilizada para coleta de dados foi a pesquisa documental e a técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. Nas análises das evidências encontradas nos relatórios de auditoria do TCU que alguns órgãos e entidades públicas não cumprem integralmente as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) e o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), também descumprem o regime de competência nos registros das variações patrimoniais. Os resultados evidenciaram que houve a superavaliação e subavaliação das contas do ativo, do passivo, da variação patrimonial aumentativa (VPA) e da variação patrimonial diminutiva (VPD), pois apresentaram registros a maior e a menor relacionado às contas de créditos a receber, juros e encargos, bens móveis e imóveis, obrigações, arrecadação, provisionamento de perdas, entre outras. Também houve a ocorrência de reconhecimento indevido em algumas contas e classificação incorreta em outras contas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.