FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE DE CONTABILIDADE: CONSONÂNCIAS DO TEMA

Autores

  • Flávio Luiz Lara Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Polyana Cindia Olini

Resumo

O presente artigo consiste em uma análise dos aspectos pedagógicos da prática docente na área da contabilidade, especialmente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa procurou verificar se os aspectos pedagógicos estão correlacionados com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Ciências Contábeis e com os princípios e desdobramentos propostos pelo pensamento de Antônio Nóvoa (2017), para a formação profissional docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, com abordagem qualitativa, realizada por meio da análise de conteúdo. As ações investigativas foram realizadas em documentos oficiais do Ministério da Educação e a pesquisa desenvolvida por Nóvoa (2017) e, tem como objeto de pesquisa a formação pedagógica dos docentes da contabilidade. Dentre os resultados acerca das discussões evidencia-se que há consenso quanto uma mudança para formação de professores em sua maioria para implementação pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Elucida-se que isso pode refletir em uma mudança comportamental para que os futuros docentes procurem direcionar sua formação para profissão docente da contabilidade. Além disso, enfatiza-se que a profissão docente exige cada vez mais conhecimentos pedagógicos para que o desempenho em sala de aula seja alcançado com êxito. Depreende-se que o docente da área de contabilidade, também, precisa desenvolver saber pedagógico e político para o exercício da docência nos movimentos de Ser, Sentir, Agir, Conhecer e Intervir. Dessa forma, a formação pedagógica implica investimento pessoal, livre e criativo sobre o percurso e os próprios projetos e normativas, visando a construção de uma identidade pessoal, que é também uma identidade profissional.

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Publicado

14/07/2025

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Artigos