RELEVÂNCIA DAS CULTURAS AGROPECUÁRIAS PARA O PRODUTO INTERNO BRUTO DE MINAS GERAIS
Resumo
A agropecuária tem um peso significativo no Produto Interno Bruto (PIB), refletindo uma prosperidade econômica regional diversificada, sendo marcante em Minas Gerais, onde diferentes municípios se destacam por atividades agrícolas distintas, impactando a economia com uma ampla gama de produtos agropecuários. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal elencar as culturas agropecuárias mais relevantes para o PIB mineiro e identificar as regiões de maior destaque nesse cenário. Trata-se de um estudo quantitativo, nos quais os dados do Valor Adicionado Bruto (VAB) agropecuário e de produção de culturas foram analisados em todas as mesorregiões de Minas Gerais para o ano de 2020. Foram empregadas análises estatísticas, como correlações de Spearman, para identificar relações entre culturas e o VAB, além de análises descritivas e de participação percentual nas diferentes regiões. Os dados evidenciaram uma distribuição variada do VAB agropecuário nas mesorregiões, com o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste de Minas se destacando. Culturas como café, laranja e limão mostraram correlações positivas com o VAB, indicando sua relevância econômica. Os rebanhos de bovinos, suínos e galinhas também apresentaram correlações positivas. Logo, os resultados corroboram a importância histórica de Minas Gerais como um grande produtor de café e demonstram a relevância de outras culturas e atividades agropecuárias para a economia do estado. Esse estudo pode contribuir para o planejamento econômico e investimentos nesses setores, auxiliando os investidores a tomarem suas decisões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.