RELEVÂNCIA DAS CULTURAS AGROPECUÁRIAS PARA O PRODUTO INTERNO BRUTO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Ester Camila Pereira Silva Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Cleyde Cristina Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Laís Barbosa Vieira Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Danielle Midori Morino
  • Márcia Fernandes Pinheiro de Ávila

Resumo

A agropecuária tem um peso significativo no Produto Interno Bruto (PIB), refletindo uma prosperidade econômica regional diversificada, sendo marcante em Minas Gerais, onde diferentes municípios se destacam por atividades agrícolas distintas, impactando a economia com uma ampla gama de produtos agropecuários. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal elencar as culturas agropecuárias mais relevantes para o PIB mineiro e identificar as regiões de maior destaque nesse cenário. Trata-se de um estudo quantitativo, nos quais os dados do Valor Adicionado Bruto (VAB) agropecuário e de produção de culturas foram analisados em todas as mesorregiões de Minas Gerais para o ano de 2020. Foram empregadas análises estatísticas, como correlações de Spearman, para identificar relações entre culturas e o VAB, além de análises descritivas e de participação percentual nas diferentes regiões. Os dados evidenciaram uma distribuição variada do VAB agropecuário nas mesorregiões, com o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste de Minas se destacando. Culturas como café, laranja e limão mostraram correlações positivas com o VAB, indicando sua relevância econômica. Os rebanhos de bovinos, suínos e galinhas também apresentaram correlações positivas. Logo, os resultados corroboram a importância histórica de Minas Gerais como um grande produtor de café e demonstram a relevância de outras culturas e atividades agropecuárias para a economia do estado. Esse estudo pode contribuir para o planejamento econômico e investimentos nesses setores, auxiliando os investidores a tomarem suas decisões.

Biografia do Autor

Ester Camila Pereira Silva, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba. Rio Paranaíba – MG. Agente de Atendimento Caixa Econômica Federal.

Laís Barbosa Vieira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Mestra em Administração Pública. Assistente em Administração na Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba. Rio Paranaíba – MG.

Danielle Midori Morino

Graduada em Direito e Especialista em Direito e Tecnologia, Direito de Família e Sucessões, Direito Processual Civil e Ciências Criminais. Professora na Faculdade Anhanguera de Uberlândia – MG. Uberlândia – MG.

Márcia Fernandes Pinheiro de Ávila

Mestra em Administração. Professora na Faculdade Anhanguera de Uberlândia – MG. Uberlândia – MG.

Downloads

Publicado

05/06/2025

Edição

Seção

Artigos