UM ESTUDO DE CASO DAS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA NO SITE DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAPÁ

Autores

Resumo

Boas práticas de governança corporativa são necessárias em instituições de todos os tipos e em todos os setores. Algumas instituições de pesquisa e de fomento se especializaram em ajudar as organizações a apresentarem um maior grau de confiança para as partes interessadas: colaboradores, usuários internos, clientes, financiadores etc. Na Administração Pública, a governança corporativa ganhou novos olhares com a implementação de boas práticas visando, desta forma, que a sociedade possa acompanhar o uso e a destinação correta de recursos públicos, tecnológicos e de estruturas. Não distante dessa aplicação, instituições públicas de ensino estão buscando dar uma resposta à sociedade por meio de seus sites institucionais. E, nos últimos anos, um forte movimento de digitalização e informatização está sendo formado e implementado visando uma modernização e uma maior aproximação com a sociedade. Esta pesquisa tem por objetivo geral: analisar o grau de governança corporativa do site de uma instituição pública de educação do Estado do Amapá. Com relação aos objetivos específicos: identificar, por meio da ferramenta de autoavaliação do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), padrões de governança no site da instituição; propor sugestões de melhorias; caso necessário, para a introdução de boas-práticas no site da organização. Metodologicamente, o percurso dessa pesquisa é: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o método do estudo de caso. A instituição estudada obteve um índice geral de 96% de aproveitamento como resultado da aplicação da ferramenta de autoavaliação dos Indicadores GIFE. Constatou-se excelência em três dos cinco eixos. O eixo Conselho Deliberativo e o eixo Estratégia e Missão são os que mais necessitam de uma atenção por parte da instituição.

Biografia do Autor

Janderson Henrique Mota de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2016) e Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico com Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) e Coordenador de Pesquisa, Extensão e Inovação e Pós-graduação do campus Laranjal do Jari. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: simbólico, inscrições simbólicas, indicadores GIFE, governança, efeitos de sentido, posição discursivo-enunciativa, trabalho, linguagem e vulnerabilidade. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (GEPDire) da Universidade Federal do Tocantins e do Grupo de pesquisa em Gestão, Inovação, Tecnologia e Educação Socioambiental (GITES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Anderson Bruno Lobo Melo, Instituto Federal do Amapá

Possui ensino médio pelo Centro Educacional São Francisco de Assis.(2016). Atualmente, é graduando doCurso Superior de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

Downloads

Publicado

15/06/2024

Edição

Seção

Artigos