Análise da Percepção Sobre a Qualidade da Prestação de Serviços de Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas (Mpes) do Município de Francisco Beltrão/Pr

Autores

  • Diego Grahl de Santi
  • Ketlyn E. A. M. Fávero

Resumo

As empresas precisam obter informações gerenciais que assegurem a correta tomada de decisão, possibilitando sua permanência no mercado. Assim o objetivo do estudo foi verificar a qualidade da prestação de serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas do município de Francisco Beltrão/PR. Para elaboração e desenvolvimento do presente trabalho, foram utilizados métodos de pesquisa, descritiva e qualitativa, tendo em vista seu foco principal a explanação sobre os serviços contábeis prestados as micro e pequenas empresas, elaborado através de coleta de dados por meio da aplicação de questionário. Deste modo, aplicou-se o instrumento de pesquisa escala SERVQUAL utilizada para medição da qualidade do serviço esperada pelo consumidor e outro questionário da qualidade percebida pelo consumidor. Em análise aos quesitos pré-estabelecidos no questionário aplicado, é preocupante a ausência da contabilidade em determinados aspectos, uma vez que essa insuficiência na prestação de serviço pode ocasionar perda de credibilidade, entretanto, a avaliação da figura do contador, pessoa responsável pelo escritório de contabilidade, aos olhos do empresário no que se refere a prestatividade, competência e receptividade são consideradas como ótima pela grande maioria dos respondentes, e o bom atendimento aos empresários destacam-se a importância de um trabalho conjunto além daquelas demais obrigações exigidas pelo fisco. Conclui que a qualidade dos serviços contábeis prestados, ainda é falha, ausente ou insufiente para o bom desenvolvimento de uma empresa. Verifica-se que o bom relacionamento entre empresa e escritório não é suficiente para garantir uma gestão de qualidade.

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Publicado

23/08/2021

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Seção

Artigos