EFEITO DO GÊNERO NA QUALIDADE DO SERVIÇO DE AUDITORIA

Autores

  • Bárbara Siqueira da Silva Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Danielle Gonçalves Silva
  • Laura Edith Taboada Pinheiro
  • José Roberto De Souza Francisco

Resumo

A qualidade da auditoria está relacionada com a detecção e divulgação de distorções relevantes nas demonstrações financeiras. Considerando a premissa de que há uma associação entre a qualidade das informações contábeis com a qualidade do serviço do auditor, a mensuração da qualidade da auditoria pode ser feita por meio dos accruals discricionários. O gênero do auditor é visto como um dos fatores que influencia em suas decisões e em seu julgamento profissional. A psicologia cognitiva e comportamental aponta diferenças entre homens e mulheres, no que tange ao processamento de informações, ao excesso de confiança, à cautela, à tolerância ao risco e ao conservadorismo. Diante disso, o objetivo da pesquisa consistiu em verificar se o gênero do auditor influencia na qualidade da auditoria e consequentemente, na qualidade da informação contábil. Com relação à abordagem do problema, a pesquisa foi considerada como quantitativa, pois utiliza o modelo de regressão linear. A amostra foi constituída por 276 empresas listadas na Brasil, Bolsa Balcão (B3), no período de 2010 a 2018. Os resultados do estudo apontaram que as mulheres estão negativamente relacionadas com as práticas de gerenciamento de resultados. Dessa forma, quando o auditor responsável é uma mulher a quantidade de acumulações discricionárias é menor, portanto o gerenciamento de resultado é baixo, e, por conseguinte, os relatórios financeiros são de melhor qualidade. Este estudo contribui com o mercado de capitais de forma geral, pois indica para as empresas e para os investidores que as auditoras reduzem as práticas de gerenciamento de resultados e, portanto, fornecem relatórios financeiros mais fidedignos.

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Publicado

18/09/2020

Edição

Seção

Artigos